Pular para o conteúdo principal

O que é o projeto "A Journey through the African Diaspora"?

Caros leitores e visitantes do blog, temos realizado muitas atividades no processo de formação do projeto "A Journey through the African Diaspora"e percebemos agora que muitos tem dúvidas sobre o que é o projeto, como surgiu, como ele se desenvolveu.
Bom, vamos lá!
O museu Afro Brasil em parceria com o Prince George`s African American Museum & Culture Center (PGAAMCC) apresentaram um projeto intitulado “A Journey through the African Diaspora"- (Uma Jornada pela Diáspora Africana) com a duração de dez meses e intercâmbio cultural para o programa Museum`s Connect Grant  da American Alliance of Museum`s. Esse projeto foi um dos 11 projetos selecionados e apoiados pelo Programa Museums Connect da American Alliance of Museums (Aliança Americana de Museus) e U.S. Department of State (Departamento de Estado dos EUA) essa é uma das razões para o projeto permanecer com o nome original inscrito no programa. 
O objetivo foi organizar duas equipes de estudantes do ensino médio de escolas públicas, professores e artistas do Brasil e dos Estados Unidos da América, para receberem uma formação cultural e artística e desenvolvendo estudos sobre o impacto e as consequências da diáspora africana em suas respectivas cidades (São Paulo - Brasil e o Condado de Prince George, Maryland – EUA).

       Em São Paulo a escola parceira é a EMEFM Vereador Antonio Sampaio DRE Jaçanã/ Tremembé, pertencente à rede municipal de ensino - SME/SP. Os dez alunos que integram o projeto desde o mês de agosto de 2013 formam o grupo Ónarìn kojá e participam de uma intensa programação de atividades, que tem como objetivo aprofundar conhecimentos e reflexões a respeito da história e das culturas africanas, em consonância com o previsto na lei 10.639.
              O projeto foi dividido em três módulos gerais que buscam dar a formação ao Ónarìn Kojá, o módulo “História e Cultura”: Tem por finalidade dar formação nos temas que envolvam a diáspora africana, suas causas e consequências na história do Brasil e Americana; bem como estimular a construção da identidade dos alunos envolvidos no projeto, Módulo - “Artes”: Tem o objetivo dar aos alunos ferramentas e instrumentos para produzir sua arte, por meio do conhecimento adquirido nas oficinas e estudos sobre arte produzida pelos negros no Brasil; e por fim Módulo – “Comunicação e Pesquisa”: Tem por objetivo capacitar e instrumentalizar os alunos para interagirem com os outros grupos envolvidos no projeto, também facilitar e ampliar os canais de comunicação a fim de reduzir os ruídos e conflitos caso ocorram.
Além da formação promovida pela escola, o Museu Afro Brasil proporciona aos estudantes:
  1. a)  Oficinas de produção artística
  2. b) Curso básico de inglês e cultura americana como parte da preparação para a viagem de intercâmbio
  3. c) Saídas a campo (visitas: diversos museus, especialmente ao Museu Afro Brasil; Irmandade dos Homens Pretos de Nossa Senhora do Rosário; Quilombo do cafundó)
  4. d)  Videoconferências: para diálogo e troca de experiências com os alunos da CVPA Suitland High School, Forestville , MD. EUA 

  5. Cada grupo, após esse período de formação e pesquisa, troca de informações irão organizar murais e exposições acerca do tema em suas comunidades. Apesar dos avanços sociais no Brasil, bem como a admissão da lei 10.639/03 que torna obrigatória a introdução da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, o preconceito e o racismo estão presentes no cotidiano de diversos cidadãos, inclusive dos alunos envolvidos no projeto. Uma das formas de se combater o preconceito e o racismo é disseminar e valorizar os conhecimentos sobre a cultura africana e suas contribuições para a formação da identidade brasileira. Dado que o projeto abrange outro país com fortes contribuições da cultura africana e também pelos avanços e constante combate ao racismo (EUA), abre-se uma oportunidade enriquecedora para a troca de experiências, conhecimentos entre os agentes envolvidos compartilhando suas culturas e aspectos relevantes sobre as realidades de cada país.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 fatos horripilantes sobre a exploração sexual dos negros escravizados

1. Sexo coagido: As mulheres brancas ameaçavam acusá-los de estupro ou tentativa de estupro, se não concordassem com o sexo para perpetuar a supremacia branca. 2. Bode expiatório: Mulheres brancas descontavam as suas frustrações sobre os homens escravizados que possuíam com excessiva crueldade, violência e sexo forçado como uma forma de combater o sentimento de relativa impotência (perante homens  brancos). 3. Sexo exposto: Se um senhor de escravos acreditasse que um homem pudesse ter prole forte, saudável, o homem escravizado não só era forçado a ter relações sexuais, como teria que ter relações sexuais na presença do senhor. 4. Castração: Proprietários brancos castravam ou mesmo matavam os homens escravizados que engravidassem suas mulheres que faziam sexo com negros escravizados quando seus maridos não estavam em casa. 5. Sexo homem com homem: Muitas vezes, os escravizados eram forçados a manter relações homossexuais (com os senhores ou com outros escravizados). 6. Troca de esposa

Um pouco sobre o magnifico Estêvão da Silva

O pranteado artista Estêvão Silva , por Pereira Neto. Estêvão Roberto da Silva (Rio de Janeiro,  c.  1844 - Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1891) foi um importante pintor, desenhista e professor brasileiro da segunda metade do século XIX. Primeiro pintor negro de destaque formado pela Academia Imperial de Belas Artes, notabilizou-se por suas naturezas-mortas, sendo considerado um dos maiores expoentes da arte brasileira no gênero. VIDA E OBRA  Natureza-morta  ( 1891 ).  Pintura de Estêvão Silva no   Museu Afro Brasil ,  São Paulo . Iniciou seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi contemporâneo dos pintores Almeida Júnior,Rodolfo Amoedo, Belmiro de Almeida, Antônio Firmino Monteiro e do escultor Rodolfo Bernardelli. Foi muito influenciado por Agostinho José da Mota, destacado pintor de naturezas-mortas, com quem teve aulas na Academia. Especializou-se na pintura de frutos e flores, que constitui parte substancial de sua obra.

Reunião: 17/03/2015

E ae pessoas, beleza?  Eu sou a Alexandra Toretto e como prometido retornei, com mais fotos, para mostrar os registros do Onarin Koja.  Como já dito nos reunimos terça passada, para falarmos sobre o Genocídio de jovens negros da periferia, determinarmos o Onarin 2015, vídeo conferencia e novos membros.  Tivemos um certo problema quando o assunto foi video conferencia, mas, felizmente Ms Saldaña conectou com nós via skype, e falamos sobre o genocídio no Brasil e Estados Unidos.   Esse ano teremos algumas mudanças, que serão muito importantes, para evolução do grupo. Temos um novo membro, o Thiago Henrique, 16 anos, estudante de escola publica.  Temos novos projetos para esse ano, que ainda não fui autorizada de falar, mas pode ter certeza que será inesquecível.  Estavam presentes nessa reunião: Os professores e coordenadores: Adriana Vasconcellos e Luiz Fernando. Os Kojas: Daysiree, Valeria, Erica, Barbara, Kendely, Alexandra Toretto ( eu ), Emmily e Thiago. M