Pular para o conteúdo principal

Ónarìn Kojá divulgando o projeto "A Journey through the African Diaspora"

Hoje dia 26 de Abril de 2014
O grupo Ónarìn Kojá foi convidado pelo Sr. Edson Barbosa Diretor de DOT-P da Diretoria Regional de Educação do Jaçanã/Tremembé para falar sobre a experiência no projeto "A journey through the African Diaspora" no Encontro de professores participantes da formação do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa).

Os alunos que se voluntariaram a falar sobre o projeto foram Alexandra Silva, Clayton Santos e Daysiree Sousa. Essa foi a primeira experiência do grupo em compartilhar suas experiências com professores. Como o primeiro convite feito após o lançamento do Painel/Mural no Museu Afro Brasil, a experiência de falar sobre suas vivências foi muito emocionante e desafiadora. A apresentação se iniciou com o professor coordenador do projeto Luiz Fernando Costa de Lourdes - POIE do EMEFM Vereador Antonio Sampaio falando sobre o histórico das ações pedagógicas na escola que promoviam o protagonismo dos alunos desde o fundamental I até o Ensino Médio, deixando a explicação de todo o projeto para os alunos.
 
Alexandra iniciou dizendo sobre o que era o projeto e o significado do nome, apresentou toda a equipe brasileira envolvida no projeto, desde nossos parceiros no museu Afro Brasil até os alunos envolvidos no projeto.
Daysiree falou sobre a organização do projeto, das diferentes oficinas como História e Cultura Afro- Brasileira, Artes e língua inglesa, falou das visitas sistemáticas ao acervo do museu, os núcleos de história e memória, religiosidade e arte contemporânea.

Clayton falou sobre as atividades de campo, como o roteiro da São Paulo Negra e Cultural contribuiu para a formação dos alunos, falou sobre os encontros literários com jornalistas, escritores, artistas plásticos e Poetas; Alexandra expôs sobre as aulas de inglês tão fundamentais para o sucesso do projeto.
Daysiree retomou a apresentação falando sobre a experiência do Mural na escola, sobre seus significados, as dinâmicas feitas para se chegar ao desenho final. Clayton falou sobre o mural no museu os sentidos atribuídos ao painel, o  quão gratificante foi trabalhar com os Culture Keepers para finalizar e a apresentação no museu Afro Brasil.

Alexandra falou sobre a semana de intercâmbio, o contato com os Culture Keepers, a presenças de autoridades no lançamento do Painel/Mural, presenças como do Consul Geral dos Estados Unidos, a Ministra dos EUA para assuntos da África, Coordenadora Curatorial do Museu Afro Brasil, Coordenador do Núcleo Étnico-Racial do SME.

Clayton falou também sobre o desejo de ser multiplicador das ideias e conhecimentos para alunos da rede municipal de escolas e a busca de parcerias para a exposição itinerante e as oficinas para os diversos públicos, falamos também da expectativa sobre a semana de intercâmbio em Washington DC e Maryland e para a continuidade do projeto.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 fatos horripilantes sobre a exploração sexual dos negros escravizados

1. Sexo coagido: As mulheres brancas ameaçavam acusá-los de estupro ou tentativa de estupro, se não concordassem com o sexo para perpetuar a supremacia branca. 2. Bode expiatório: Mulheres brancas descontavam as suas frustrações sobre os homens escravizados que possuíam com excessiva crueldade, violência e sexo forçado como uma forma de combater o sentimento de relativa impotência (perante homens  brancos). 3. Sexo exposto: Se um senhor de escravos acreditasse que um homem pudesse ter prole forte, saudável, o homem escravizado não só era forçado a ter relações sexuais, como teria que ter relações sexuais na presença do senhor. 4. Castração: Proprietários brancos castravam ou mesmo matavam os homens escravizados que engravidassem suas mulheres que faziam sexo com negros escravizados quando seus maridos não estavam em casa. 5. Sexo homem com homem: Muitas vezes, os escravizados eram forçados a manter relações homossexuais (com os senhores ou com outros escravizados). 6. Troca de esposa

Um pouco sobre o magnifico Estêvão da Silva

O pranteado artista Estêvão Silva , por Pereira Neto. Estêvão Roberto da Silva (Rio de Janeiro,  c.  1844 - Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1891) foi um importante pintor, desenhista e professor brasileiro da segunda metade do século XIX. Primeiro pintor negro de destaque formado pela Academia Imperial de Belas Artes, notabilizou-se por suas naturezas-mortas, sendo considerado um dos maiores expoentes da arte brasileira no gênero. VIDA E OBRA  Natureza-morta  ( 1891 ).  Pintura de Estêvão Silva no   Museu Afro Brasil ,  São Paulo . Iniciou seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi contemporâneo dos pintores Almeida Júnior,Rodolfo Amoedo, Belmiro de Almeida, Antônio Firmino Monteiro e do escultor Rodolfo Bernardelli. Foi muito influenciado por Agostinho José da Mota, destacado pintor de naturezas-mortas, com quem teve aulas na Academia. Especializou-se na pintura de frutos e flores, que constitui parte substancial de sua obra.

Reunião: 17/03/2015

E ae pessoas, beleza?  Eu sou a Alexandra Toretto e como prometido retornei, com mais fotos, para mostrar os registros do Onarin Koja.  Como já dito nos reunimos terça passada, para falarmos sobre o Genocídio de jovens negros da periferia, determinarmos o Onarin 2015, vídeo conferencia e novos membros.  Tivemos um certo problema quando o assunto foi video conferencia, mas, felizmente Ms Saldaña conectou com nós via skype, e falamos sobre o genocídio no Brasil e Estados Unidos.   Esse ano teremos algumas mudanças, que serão muito importantes, para evolução do grupo. Temos um novo membro, o Thiago Henrique, 16 anos, estudante de escola publica.  Temos novos projetos para esse ano, que ainda não fui autorizada de falar, mas pode ter certeza que será inesquecível.  Estavam presentes nessa reunião: Os professores e coordenadores: Adriana Vasconcellos e Luiz Fernando. Os Kojas: Daysiree, Valeria, Erica, Barbara, Kendely, Alexandra Toretto ( eu ), Emmily e Thiago. M