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O que é o projeto "A Journey through the African Diaspora"?

Caros leitores e visitantes do blog, temos realizado muitas atividades no processo de formação do projeto "A Journey through the African Diaspora"e percebemos agora que muitos tem dúvidas sobre o que é o projeto, como surgiu, como ele se desenvolveu.
Bom, vamos lá!
O museu Afro Brasil em parceria com o Prince George`s African American Museum & Culture Center (PGAAMCC) apresentaram um projeto intitulado “A Journey through the African Diaspora"- (Uma Jornada pela Diáspora Africana) com a duração de dez meses e intercâmbio cultural para o programa Museum`s Connect Grant  da American Alliance of Museum`s. Esse projeto foi um dos 11 projetos selecionados e apoiados pelo Programa Museums Connect da American Alliance of Museums (Aliança Americana de Museus) e U.S. Department of State (Departamento de Estado dos EUA) essa é uma das razões para o projeto permanecer com o nome original inscrito no programa. 
O objetivo foi organizar duas equipes de estudantes do ensino médio de escolas públicas, professores e artistas do Brasil e dos Estados Unidos da América, para receberem uma formação cultural e artística e desenvolvendo estudos sobre o impacto e as consequências da diáspora africana em suas respectivas cidades (São Paulo - Brasil e o Condado de Prince George, Maryland – EUA).

       Em São Paulo a escola parceira é a EMEFM Vereador Antonio Sampaio DRE Jaçanã/ Tremembé, pertencente à rede municipal de ensino - SME/SP. Os dez alunos que integram o projeto desde o mês de agosto de 2013 formam o grupo Ónarìn kojá e participam de uma intensa programação de atividades, que tem como objetivo aprofundar conhecimentos e reflexões a respeito da história e das culturas africanas, em consonância com o previsto na lei 10.639.
              O projeto foi dividido em três módulos gerais que buscam dar a formação ao Ónarìn Kojá, o módulo “História e Cultura”: Tem por finalidade dar formação nos temas que envolvam a diáspora africana, suas causas e consequências na história do Brasil e Americana; bem como estimular a construção da identidade dos alunos envolvidos no projeto, Módulo - “Artes”: Tem o objetivo dar aos alunos ferramentas e instrumentos para produzir sua arte, por meio do conhecimento adquirido nas oficinas e estudos sobre arte produzida pelos negros no Brasil; e por fim Módulo – “Comunicação e Pesquisa”: Tem por objetivo capacitar e instrumentalizar os alunos para interagirem com os outros grupos envolvidos no projeto, também facilitar e ampliar os canais de comunicação a fim de reduzir os ruídos e conflitos caso ocorram.
Além da formação promovida pela escola, o Museu Afro Brasil proporciona aos estudantes:
  1. a)  Oficinas de produção artística
  2. b) Curso básico de inglês e cultura americana como parte da preparação para a viagem de intercâmbio
  3. c) Saídas a campo (visitas: diversos museus, especialmente ao Museu Afro Brasil; Irmandade dos Homens Pretos de Nossa Senhora do Rosário; Quilombo do cafundó)
  4. d)  Videoconferências: para diálogo e troca de experiências com os alunos da CVPA Suitland High School, Forestville , MD. EUA 

  5. Cada grupo, após esse período de formação e pesquisa, troca de informações irão organizar murais e exposições acerca do tema em suas comunidades. Apesar dos avanços sociais no Brasil, bem como a admissão da lei 10.639/03 que torna obrigatória a introdução da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, o preconceito e o racismo estão presentes no cotidiano de diversos cidadãos, inclusive dos alunos envolvidos no projeto. Uma das formas de se combater o preconceito e o racismo é disseminar e valorizar os conhecimentos sobre a cultura africana e suas contribuições para a formação da identidade brasileira. Dado que o projeto abrange outro país com fortes contribuições da cultura africana e também pelos avanços e constante combate ao racismo (EUA), abre-se uma oportunidade enriquecedora para a troca de experiências, conhecimentos entre os agentes envolvidos compartilhando suas culturas e aspectos relevantes sobre as realidades de cada país.



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